Açaí na tigela

 

Em nosso segmento de mercado açai entre outras frutas exóticas, temos como missão expandir e incentivar o consumo a todos que pretendem ou já aderiram uma alimentação saudável e energética. Nessa safra de super frutas, destacam-se o açai, alimento indispensável para atletas de todos os níveis e pessoas que na correria do dia a dia preferem consumi-lo, entre um lanche ou fritura que muitos optam em consumir às vezes pela falta de tempo em pausar para o desjejum, almoço ou jantar.

Descubram neste artigo 8 motivos que levará você a consumir açai ainda hoje, no copo, na tigela ou em creme de açai. Caso falte sugestão de receitas para o consumo, não deixe de ler nosso artigo: 10 Fantásticas receitas de creme de açai a conhecer e descubra uma variedade de opções e adicionais a não perder. Veja abaixo quais os oito motivos que mais chamam a nossa atenção e que certamente o incentivará a consumir e divulgar seus benefícios.

 

1. AÇAI O FRUTO REJUVENESCEDOR

Fruto rejuvenescedor, capaz de retardar o envelhecimento por sua alta dose de antioxidantes. O açai contém antioxidantes, conjunto heterogêneo de substancias composto por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres. Em estudo realizado pela Universidade da Flórida, pesquisadores mostram que o açai tem a capacidade de combater células cancerígenas em até 86% de eficácia. O consumo regular do açai pode reduzir drasticamente doenças cancerígenas e entre outras causadas por radicais livres.

 

2. AÇAI COMO ACELERADOR MUSCULAR

O fruto do açai possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

 

3. AÇAI REDUTOR DE COLESTEROL

Em estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, pesquisadores apontam abaixo colesterol em pessoas com consumo regular de açai, comparadas a não consumidores. A diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Mas para se ter uma idéia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

 

4. AÇAI = A CÁLCIO = A OSSOS FORTES

O açai possui alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

 

5. AÇAI FONTE DE ENERGIA PARA ATLETAS

Muito consumido por atletas, o açai contém alta concentração de carboidratos, essenciais para pratica de qualquer esporte. Aliado ao aminoácido o açai tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico apôs a atividade.

 

6. AÇAI COM OU SEM AÇÚCAR

Para residentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais entre outros estados, o açai é naturalmente consumido com xarope de guaraná, forma doce de saborear suco de açai, creme de açai, sorvetes e entre outros cardápios populares. Não deixe de ler também: 10 Fantásticas receitas de creme de açai a conhecer, onde receitas doces poderão incrementar seu consumo. Já popular em Regiões nativas do açai, ele é pode ser tradicionalmente consumido em pratos típicos, como em peixe, farinha e entre outros pratos salgados.

 

7. O AÇAI É AFRODISÍACO

Nativos da região Amazônica garantem que o açai pode e deve ser usado como afrodisíaco. Pesquisa já realizada, receita o açai para casais com dificuldades em engravidar, bem como homens com problemas de impotência. Para homens nada melhor que regularmente consumir um copo ou tigela de açai, para manter em dia seu apetite sexual.

 

8. EVITE CÂIMBRAS, COMA AÇAI

Com alta concentração de potássio, o açai pode ser fundamental ao combate a câimbras. Em conjunto com boa ingestão de líquidos durante a atividade física, este alimento energético pode reduzir por completo, as dolorosas câimbras causadas por desidratação.

 

CREME DE AÇAI LIGHT

Ingredientes:

200gr de Açai pronto  para consumo

1 Pct de gelatina light sem sabor

2 Claras de neve

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina na água morna, bata todos os ingredientes no liquidificador com meio copo americano de leite e adoçante até a mistura ficar homogênea. Junte as claras em neve mexendo suavemente. Deixe gelar por 6 a 8 horas e servia.

 

CREME DE AÇAI COM MAMÃO E XAROPE DE GUARANÁ

Ingredientes:

100gr de pronto  para consumo

1 Banana 2 Fatias de mamão

2 Colheres de xarope de guaraná

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente frutas e adicionais a gosto.

 

CREME DE AÇAI COM SUCO DE LARANJA

Ingredientes:

100gr de Açai pronto  para consumo

1 Banana

1 Colher de sopa de xarope de guaraná

2 Colheres de sopa de suco de laranja

Modo de preparo:

Coloque a banana no congelador antes de bater, o que deixou a receita mais cremosa. Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente frutas e adicionais a gosto. Leve a geladeira por alguns minutos e sirva.

 

CREME DE AÇAI COM ABACAXI, KIWI, CARAMBOLA E MORANGO

Ingredientes:

1 Lata de leite condensado 500gr de Açai  pronto  para consumo

15 Morangos

3 Kiwis

3 Carambolas em fatias

5 Fatias de abacaxi

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado e o açaí até obter um creme homogêneo. Deixe descansar na geladeira. Pique as frutas e reserve-as. Coloque no fundo de cada taça, o creme de açaí, reservando um pouco para cobrir. Coloque as frutas e regue com o creme que estava descansando, sirva a seguir.

 

CREME DE AÇAI COM LEITE DE COCO

Ingredientes:

100gr de Açai pronto  para consumo

2 Bananas

3 Pedras de gelo 200 ml de leite de coco

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 7 minutos, sirva em seguida.

 

CREME DE AÇAI COM SORVETE DE CREME

Ingredientes:

200gr de Açai  pronto  para consumo

100ml de água 5

Bolas de sorvete de creme

Modo de preparo:

Deixe o Açai fora do congelador por 20 minutos, em seguida bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Em seguida sirva com granola e banana picada.

 

 

CREME DE AÇAI COM GOIABA

Ingredientes:

500gr de Açai  pronto  para consumo

1 Quilo e meio de goiaba vermelha madura

1 lata de leite condensado

1 Lata de creme de leite

Modo de preparo:

Corte as goiabas ao meio e retire as sementes. Junte meia xícara (chá) de água às metades de goiaba e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, coe e bata no liquidificador junto com o Açaí, o leite condensado e o Creme de Leite, até formar um creme homogêneo. Coloque em uma compoteira ou em taças individual e leve para gelar por cerca de 3 horas. Sirva a seguir.

 

CREME DE AÇAI COM MAÇÃ

Ingredientes:

500gr de Açaí pronto para consumo

1 Lata de leite condensado Leite

3 Gemas

3 Colheres de sopa de maisena Maçã em calda

1 Lata de  creme de leite

Modo de preparo:

Colocar na panela o Açai o leite condensado, 3 medidas de leite utilizando a lata de leite condensado, as 3 gemas e a maizena, mexendo sempre em fogo brando até formar uma massa homogênea. Esfriar a massa em uma travessa e colocar uma camada da massa, uma camada de maçã ou pêssego fatiado, repetir até acabar o creme. Bater as claras em neve, acrescentar 2 colheres de açúcar para cada clara de ovo, continuar batendo. Quando o açúcar estiver bem dissolvido, acrescentar um pouco de creme de leite, (duas ou três colheres de sopa de creme de leite).Cobrir o doce e colocar para gelar.

 

CREME DE AÇAI COM ABACAXI

Ingredientes:

500gr de Açai pronto para consumo

1 Abacaxi

2 Embalagens de gelatina de abacaxi

300 ml de água

1 copo de 250ml de água fria

Modo de preparo:

Corte o abacaxi em cubos coloque em uma panela  junte o Açai e a água misture e leve ao fogo por 30 minutos, após os 30 minutos retire do fogo e acrescente a gelatina e o creme de leite com o abacaxi quente ainda, e acrescente um copo americano de água fria misture e leve a geladeira por 1 hora rede até 8 porções dependendo do tamanho do abacaxi.

 

CREME DE AÇAI COM IOGURTE E GRANOLA

Ingredientes:

500ml de Açai pronto para consumo

1 Pote de iogurte natural desnatado

4 colheres de sopa de granola

1 Banana

Modo de preparo:

Corte a banana em fatias médias e bata no liquidificador com o suco de Açai o iogurte  até obter uma mistura homogênea. Despeje a mistura em 4 copos, distribua a granola e sirva em seguida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Saúde e Eergia para seu

ESPORTE, CORPO E MENTE!!!

TEMOS AÇAI NA TIGELA NO ESPAÇO EXPRESSÃO ATIVA