Plenária Preparatória da VII Conferência Municipal de Assistência Social

30/06/2011 19:58

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram na quarta–feira, 29, na Câmara de Vereadores, uma Plenária Preparatória da VII Conferência Municipal de Assistência Social.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Pastor Erni Krebs destacou em seu pronunciamento que a Plenária Preparatória teve por objetivos iniciar um processo de mobilização comunitária para ampliar a participação popular e iniciar o processo de discussão da temática “Consolidar o SUAS e Valorizar Seus Trabalhadores”.

O Secretário de Assistência Social Paulo Terra agradeceu a presença de todos e comentou que esteve convidando outros municípios para a Conferência Municipal de Assistência Social que acontece no dia 30 de julho no auditório da Universidade de Caxias do Sul – Núcleo de Canela. As conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo, sociedade civil organizada e cidadãos comuns, para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.

Participaram do encontro representantes de secretarias, escolas públicas e provadas, clubes de serviço; conselhos de políticas públicas, associação de moradores, conselho tutelar, trabalhadores da Assistência Social e prestadores da Assistência Social, Casa Lar e Instituto Seide.


Programação da Conferência Municipal no dia 30 de julho


8h – Inscrição e Credenciamento

9h – Abertura Oficial

9h15min – Apresentação Cultural

9h30min – Palestra “Consolidar o Suas”com Luciane Kraemer – Mestre, atualmente doutorando em PPGSS/PUCRS com pesquisa na área da assistência social, sob orientação da professora Berenice Rojas Couto.

Atuando na Política de Assistência Social, como assessora técnica do Departamento de Assistência Social do Rio Grande do Sul por oito anos e docente do Curso de Serviço Social na Ulbra.

10h30min – Palestra “Valorizar seus Trabalhadores” com Silvia Giugliane. Psicóloga, membro do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RS) e representante do CRP/RS no Fórum dos Trabalhadores do SUAS.

13h30min – Reínicio das Atividades

Divisão de Grupos para Discutir temáticas

1 – Estratégias para Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS

2 – Reordenamento e qualificação dos Serviços Sócio–Assistenciais

3 – Fortalecimento do Controle Social

4 – Desafio do Suas na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil

15h – Coffee Breack

15h30min – Plenária e Eleição de Delegados para Conferência Estadual

17h30min – Encerramento