Filmes em cartaz

29/06/2011 14:27

 Documentário Belair: é homônimo à produtora criada pelos cineastas Julio Bressane e Rogério Sganzerla em 1970. A parceria dos realizadores nasceu no Festival de Brasília de 1969, quando eles decidiram se unir para fazer um cinema de baixo custo de produção e, principalmente, de experimentação.

Luz, montagem, música, dramaturgia e demais elementos da linguagem cinematográfica foram articuladas pelos jovens artistas, que resolveram inovar em meio à ditadura militar. Não durou muito para que o poder instalado na época julgasse como "subverssivo" o conteúdo das obras produzidas pela dupla e exilasse os diretores.

Os títulos, até hoje pouco divulgados, que foram produzidos pela Belair Filmes, foram: A Família do Barulho, Barão Olavo - O Horrível e Cuidado Madame, dirigidos por Julio Bressane; Carnaval na Lama, Copacabana Mon Amour e Sem Essa Aranha, realizados sob a direção de Rogério Sganzerla; e A Miss e o Dinossauro, cuja direção foi assinado por ambos
.

 

 

 

 Animação: Kung Fu Panda 2

O atrapalhado Po é agora o Dragão Guerreiro, com a missão de proteger o Vale da Paz e a arte do kung fu das garras de quem possa querer destruí-los.
Em Kung Fu Panda 2, o urso e seus amigos, os Cinco Furiosos, têm de deter uma nova ameaça, o pavão Lorde Shen. O vilão, além de muito inteligente, é movido pela ambição e quer conquistar o mundo, a começar pela China. Seu trunfo é a invenção de uma arma nunca vista antes.
O mestre Shifu, que na primeira animação foi elevado ao posto de Mestre Oogway como líder espiritual do Vale, demostra tensão por conta da grande missão de Po. Novos personagens estão na trama, entre eles a idosa Falamacia, que é a conselheira dos pavões, e os Gorilas, formadores do exército do astuto vilão.

 



 

 

 

 

 

 

 

Romance: Namorados para Sempre

Indicado ao prêmio de júri do Festival de Sundance, Namorados para Sempre (Blue Valentine) entrou no páreo da premiação ao Oscar 2011, com a volta de Michelle Williams à disputa na categoria de Melhor Atriz. Ela já tinha sito indicada na Academia ao prêmio de coadjuvante por seu papel em O Segredo de Brokeback Mountain.

A narrativa independente dirigida por Derek Cianfrance é inundada de recordações românticas, sobre o amor perdido, o afeto encontrado e momentos que passam. Com uma filha e um casamento consolidado há anos, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) vivem um momento de crise e veem o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas.

Dispostos a seguir em frente, o casal tenta superar as adversidades, procurando no passado e no presente os motivos que os mantiveram unidos até aquele momento e as razões que os levaram a se apaixonar.


 

 

 

 

 

Comédia: Qualquer Gato Vira-Lata

A comédia Qualquer Gato Vira-Lata, baseada no espetáculo teatral Qualquer Gato Vira-lata Tem Uma Vida Sexual Mais Sadia que a Nossa (assinada por Juca de Oliveira), traz a atriz Cleo Pires como protagonista.
A produção nacional fala de Tati, uma jovem às voltas com dúvidas amorosas.  Ela é o centro de um triângulo amoroso que envolve seu infiel namorado, Marcelo (Dudu Azevedo), e o desajeitado professor de biologia, Conrado (Malvino Salvador). Para conquistar, de vez, o namorado, Tati testa a teoria criada pelo professor, na qual o comportamento dos jovens casais é comparado ao dos animais.
Qualquer Gato Vira-Lata, filmado no Rio de Janeiro, também é a estreia de Tomás Portella como diretor de um longa. O diretor já trabalhou com outros grandes nomes do cinema contemporâneo, como Fernando Meirelles, Guel Arraes, Heitor Dhalia e Mauro Lima.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação: X-Men: Primeira Classe


Dirigido por Matthew Vaughn, o longa X-Men: Primeira Classe revela o início da saga dos X-Men - franquia vitoriosa que já rendeu US$ 2,7 bilhões em todo mundo e R$ 12 milhões no Brasil, com a sequência X-Men, O Filme; X-Men 2, X-Men: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine.
Neste novo episódio da saga, os espectadores finalmente saberão como surgiu um dos maiores embates das histórias em quadrinhos: a rivalidade entre os líderes dos X-Men, Professor Xavier e da Irmandade, Magneto.
Além de contar a história do início épico da saga dos X-Men, o longa relaciona os personagens com importantes eventos globais. Antes de os mutantes se revelarem ao mundo, e antes de Charles Xavier (James McAvoy) e Erik Lensherr (Michael Fassbender) assumirem os nomes de Professor X e Magneto, os dois jovens estavam descobrindo juntos seus poderes.
Bryan Singer, responsável pelos dois primeiros X-Men, foi o primeiro diretor contratado, mas teve que abandonar o projeto por conflitos de agenda. Ele já havia assinado para filmar o longa Jack The Giant Killer para a Warner Bros. O roteiro do longa teve que ser modificado após o lançamento de A Origem, de Christopher Nolan, pois muitas das ideias de Vaughan foram utilizadas no filme.


 Aventura: Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas

Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas é um dos longas mais aguardados de 2011. Produzido por Jerry Bruckheimer e dirigido por Rob Marshall, o filme reúne diversão, aventura e humor - características que deflagraram a franquia de sucesso - no formato Disney Digital 3DT.
Nesta nova trama, o Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) reencontra Angelica (Penélope Cruz), uma enigmática mulher de seu passado. A pirata o força a embarcar no Vingança da Rainha Ana, o barco do lendário Barba Negra (Ian McShane), e Jack se vê em uma jornada inesperada à Fonte da Juventude.
O lendário local, cuja água supostamente devolve a juventude a qualquer um que a beber, foi objeto de uma intensa busca pelo explorador espanhol Ponce de León nos anos 1500. Agora, depende de Jack Sparrow encontrar a fonte mágica.
O elenco do filme inclui os veteranos da franquia Geoffrey Rush, como o vingativo Capitão Hector Barbossa, e Kevin R. McNally, como Joshamee Gibbs, o parceiro de longa data do Capitão Jack. Sam Claflin, que interpreta um vigoroso missionário, e Astrid Bergès-Frisbey, no papel de uma misteriosa sereia, completam o time de estrelas.